AnimaAqui

ANIMA AQUI! É um projeto que oferece Oficinas de animação, sessões públicas de cinema, cineclube, recreação audiovisual e atividades com a família, para crianças e jovens da Cidade de Deus, Rio de Janeiro. Ao longo de três anos, pretendemos atender, em todas as ações do projeto, o número de 180 crianças e adolescentes.O projeto tem o objetivo de promover o reconhecimento da cidadania e o exercício de direitos através da promoção da cultura de paz e da ampliação do universo artístico cultural, através de técnicas de animação.

Nossa primeira ação com esse objetivo foi em 2006 dentro da Escola Waldemar Zarro, no Município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Na ocasião, foram atendidas cerca de 1.000 crianças e jovens.

O foco das oficinas é estimular o universo lúdico, a brincadeira e o lazer com a construção de brinquedos óticos, teatro de sombras, Contação de histórias e estimular novas narrativas criadas por crianças e jovens. Com essas técnicas e nossa metodologia de trabalho, que tem como referencial teórico a proposta de Paulo Freire que prima pela formação educacional aliada à formação política e libertadora, serão trabalhados temas de direitos e valores como solidariedade, partilha, espírito de ajuda e de equipe.

Firmados na crença de que a família fortalecida, juntamente com a educação e a cultura, são pilares de uma sociedade mais justa e solidária, trabalhamos com o nosso público com acompanhamentos técnicos.

Fazer um filme é uma atividade que envolve sensibilidade, criatividade, senso crítico e trabalho em equipe. As artes se mostram benéficas no desenvolvimento de crianças e jovens em todos os aspectos, tornando-o mais apto a se relacionar com o mundo, seja no meio familiar, social ou profissional. A produção de um filme tem como principal característica o exercício de por em prática conhecimentos variados e enriquece a formação dos realizadores.