Cineclube NYC X RIO – Photo Night

  • 0

Cineclube NYC X RIO – Photo Night

Category : Noticias

PHOT NIGHT
Foi realizada nessa última quarta, 26/07, no Cinema nosso, a sétima e última edição do Cineclube NYC X RIO  com os alunos de pós-graduação da New School University de Nova York. Dessa vez, o evento foi a  Noite de Fotografia ou Photo Night, que contou com a presença de fotógrafos como Dario de Dominicis, Felipe Varanda, Marco Terranova, Vincent Rosenblatt e Walter Mesquita. Os alunos puderam conhecer mais sobre o Rio de Janeiro e sua cultura através dos diversos projetos apresentados pelos fotógrafos.
Marco Terranova foi o primeiro a exibir seu trabalho, “Mulheres maiores de 40”, que tem como tema a prostituição no Hotel Paris, na Praça Tiradentes. “Importante o ser humano ser reconhecido como ser humano”, disse Terranova.
O segundo a apresentar foi o fotógrafo Walter Mesquita, que mostrou dois de seus trabalhos: O Viva Favela, ganhador de diversos prêmios, fruto do projeto Viva Rio, que tem o objetivo de mostrar o que há além da violência, em uma favela. Também foi exibido por ele o documentário “O Sagrado Brasileiro”, que mostra a situação de algumas aldeias indígenas brasileiras em situação precária.
Dario Dominicis, fotógrafo italiano apresentou o trabalho “To the left of Christ” (À esquerda do Cristo), projeto de 4 anos, ainda não finalizado, sobre a rotina dos pescadores da Baía de Guanabara.
“O único jeito de conseguir (fotografar), é ter um contato cotidiano com as pessoas.”
O fotógrafo Vincent Rosenblatt exibiu o trabalho “Rio Baile Funk!”, um apanhado de fotos sobre os bailes funk cariocas. Segundo Rosenblatt, algumas festas só puderam ser fotografadas uma vez.
E por último, o fotógrafo Felipe Varanda apresentou o ensaio “Adeus, Perimetral”, que mostra as transformações do Elevado da Perimetral até sua demolição entre 2013 e 2014. Segundo Varanda, ele começou a pesquisar e se sentiu como um arqueólogo descobrindo uma parte perdida da cidade.
Após cada exibição, houve um bate papo com os alunos da New School de NY.

Leave a Reply