O Cinema nosso promove o Cineclube Anima Aqui com estudantes da Escola Municipal Tiradentes

  • 0

O Cinema nosso promove o Cineclube Anima Aqui com estudantes da Escola Municipal Tiradentes

Nessa sexta-feira, 22 de setembro, o Cinema Nosso recebeu os alunos da Escola Municipal Tiradentes na sessão do Cineclube Anima Aqui. Os estudantes, acompanhados da professora Ellen Ferreira, puderam assistir à dois curtas: O Tia Ciata, de Mariana Campos e Raquel Beatriz, que conta a história da baiana Hilária Batista, conhecida como Tia Ciata, uma importante líder comunitária, religiosa e um grande nome do samba no Rio de Janeiro; e, como abertura, o curta Caos, produzido por estudantes da turma do Anima Aqui de 2016 do Cinema Nosso.

A sessão do Cineclube Anima Aqui, através da exibição de curtas, tem como objetivo promover o debate de diversos temas sociais entre os jovens estudantes de escolas públicas do Centro do Rio de Janeiro.


  • 0

Workshop “Curta Metragem: Mercado, Comercialização, Distribuição e Festivais” com Andréa Cals

Neste último sábado, dia 5 de agosto, o Cinema Nosso recebeu o 10° e último workshop do projeto LABS Produtora Escola 2017; “Curta Metragem: Mercado, Comercialização, Distribuição e Festivais”, ministrado pela produtora, jornalista e radialista Andréa Cals.

No evento, os participantes conheceram mais sobre os trabalhos da palestrante, debateram e ouviram dicas sobre o mercado, a comercialização e distribuição de curtas, e sobre como ter seus filmes exibidos em festivais de cinema.

A pedido de Andréa Cals, foram exibidos os curtas-metragens “Nossos filhos ponto com” e “Fantasmas”(2011).  A produtora disse que esses curtas são exemplos de como se pode produzir um filme de maneira criativa e sem muito recurso financeiro.

Segundo Cals, pesquisar e assistir filmes é importante, pois ajuda a criatividade e a geração de ideias para a produção de um curta.

O Labs PE 2017 é um processo de formação e realização audiovisual que o Cinema Nosso desenvolverá durante todo ano de 2017.

O Projeto faz parte do programa Territórios Culturais RJ/ Favela Criativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – Brasil.