Uma véspera de feriado muito especial para os alunos da Escola Municipal Tiradentes

  • 0
IMG_6517

Uma véspera de feriado muito especial para os alunos da Escola Municipal Tiradentes

Nessa quarta-feira (01), véspera de feriado, e começando o mês com o pé direito, o Cinema Nosso recebeu mais uma edição do Cineclube Anima Aqui com as crianças da Escola Municipal Tiradentes. Dessa vez, a sessão foi mais que especial; os espectadores da vez foram os alunos do 1° do Ensino Fundamental, que têm entre 7 e 8 anos de idade. Por causa da idade, nada melhor do que a exibição de filmes que façam despertar a imaginação e que as ajudem a questionar o mundo.

Nessa sessão, os filmes exibidos foram: “Lápis de cor” de Larissa “Fulana de Tal” e “Nana e Nilo – Tempo de Brincar” de Sandro Lopes; sendo este último, uma animação super divertida e imaginativa protagonizada por personagens negros.

E não menos importante, essa sessão teve um diferencial: ao invés de assistirem os filmes sentados na cadeira, as crianças deitaram em colchonetes espalhados pela sala de cinema, dando a elas mais diversão. Tudo isso acompanhado de muita pipoca.

A sessão do Cineclube Anima Aqui, através da exibição de curtas, tem como objetivo promover o debate de diversos temas sociais entre os jovens estudantes de escolas públicas do Centro do Rio de Janeiro.


  • 0
CinemaInclusivo

O Cinema Inclusivo recebe mais uma vez o Clube da Esquina

No último sábado (21), o Cinema Nosso recebeu mais uma vez o grupo Clube da Esquina, que são adultos com transtornos mentais atendidos pelo IPUB (Instituto de Psiquiatria) da UFRJ, para mais um Cinema Inclusivo. A sessão desse mês contou com a exibição do novo longa dirigido por Selton Mello: “O filme da minha vida”.

A atividade do Cinema Inclusivo é realizada todo o mês com sessões regadas à pipoca, animação e bate papo ao final do filme.

O Cinema Inclusivo é um projeto que viabiliza o acesso à sala de cinema, de maneira gratuita, para pessoas com deficiência, incapacidade temporária ou permanente, ou que tenham mobilidade reduzida, onde as sessões contam com áudio-descrição, legendas em português e uma seleção especial de filmes. As sessões são gratuitas e realizadas mensalmente com grupos fechados.


  • 0

Sessão Cinema Inclusivo – Clube da Esquina

No dia 21 de outubro, sábado, o Cinema Nosso realizará a sessão especial Cinema Inclusivo para o grupo Clube da Esquina, que é composto por adultos com transtornos mentais atendidos elo Instituto de Psiquiatria da UFRJ.


  • 0
IMG_6369

Sessão do cineclube Anima Aqui exibe “O balãozinho Azul” e “Meu universo não é um sonho”

IMG_6334Hoje, sexta-feira(20), o Cinema Nosso promoveu mais uma vez o Cineclube Anima Aqui para as crianças da Escola Municipal Tiradentes. Dessas vez, os convidados foram os alunos do 3° ano do ensino fundamental. Foram exibidos os filmes “O balãozinho azul”, de Fáuston da Silva, que conta a história mágica de uma menina que faz amizade com um balão; e “Meu universo não é um sonho”, um documentário realizado pelos alunos do Curso Vídeo do 2º Semestre da Praça do Conhecimento, de Nova Brasília. Ao fim da exibição, as crianças tiraram dúvidas e fizeram perguntas sobre a criação dos filmes.IMG_6498

A sessão do Cineclube Anima Aqui, através da exibição de curtas, tem como objetivo promover o debate de diversos temas sociais entre os jovens estudantes de escolas públicas do Centro do Rio de Janeiro.


  • 0
IMG_6295

Festival do Rio exibe o filme “Trem Fantasma”

Na manhã de ontem, terça-feira,IMG_6316foi exibido no circuito do Festival do Rio o curta “Trem Fantasma”, produzido por alunos do projeto Anima Aqui de 2016. Eles puderam assistir o filme em uma telona, dar entrevista e interagir respondendo às perguntas da plateia. Foi o dia de estrelas e de cineastas para os alunos. Também estavam presentes na sessão outros alunos da turma de 2016.IMG_6295IMG_6316


  • 0

Exibição do filme Trem Fantasma, do projeto Anima Aqui no Vídeo Fórum do festival do Rio

No dia 8 de outubro, domingo, será exibida na Sessão Vídeo Fórum do Festival do Rio a animação Trem Fantasma, produzida por alunos do projeto Anima Aqui, do Cinema Nosso.


  • 0

Noite de gala com os melhores atores do mundo

No dia 02 de outubro, segunda-feira, às 18:00, o Cinema Nosso receberá Os Melhores Atores do Mundo, numa noite de gala.


  • 0

Cinema Inclusivo – 1° semestre de 2017

CINEMA INCLUSIVO

O Cinema Inclusivo é uma atividade que significa afeto para o Cinema Nosso. Todo mês realizamos uma sessão de cinema especial para o grupo Clube da Esquina, que são adultos com transtornos mentais atendidos pelo IPUB (Instituto de Psiquiatria) da UFRJ. As sessões de filmes são uma das atividades mais esperadas pelo grupo durante mês. Sempre regado à muita pipoca e chocolates, as sessões são animadas e seguidas por um bate papo sobre os filmes ao final.

O Cinema Inclusivo é um projeto que viabiliza o acesso à sala de cinema, de maneira gratuita, para pessoas com deficiência, incapacidade temporária ou permanente, ou que tenham mobilidade reduzida, onde as sessões contam com áudio-descrição, legendas em português e uma seleção especial de filmes. As sessões são gratuitas e realizadas mensalmente com grupos fechados.


  • 0

Pontão Arroios | Comunicação e Cultura Digital – 1° semestre 2017

FOTO PONTAO

No primeiro semestre do ano, o Pontão Arroios realizou uma série de laboratórios tanto em sua sede no Cinema Nosso quanto em Pontos de Cultura de várias localidades do Rio de Janeiro. No Cinema Nosso realizamos os laboratórios de Comunicação e Mídias Sociais, voltado para aqueles que desejam otimizar as ações online de seus projetos e o Laboratório Como produzir um programa web, importante para impulsionar as atividades das ações culturais em forma de vídeos. Na Ação da Cidadania, foi realizado o laboratório de Ação Cineclubista, muito bom para os agitadores culturais que promovem sessões de Cineclube. Também realizamos, o laboratório de Radio Livre, no Ponto de Cultura Na Era do Rádio e  Edição de áudio e vídeo no Museu da Vida. Foi um semestre muito produtivo nas ações de formação e consultoria do Pontão com a realização de tutoriais que estão disponíveis no site do Cinema Nosso, bem como a disponibilização do portal Teia Rio que contém um mapeamento dos Pontos de cultura e a Webtv Cultura Viva que é o canal que contém o conteúdo audiovisual dos Pontos de Cultura do RJ.

 

Saiba mais através dos links:

Tutoriais Pontão Arroios

https://www.youtube.com/playlist?list=PL3yar9GuKFBbrsKRBKa9jh-5PH68kZNFF

Cultura Viva WebTv

http://culturavivatv.teiario.org.br/

Teia Rio

http://mapas.teiario.org.br/


  • 0

Workshop com Silvio Tendler – O documentário brasileiro ontem e hoje

No sábado, dia 22/07, o Cinema nosso recebeu o 9° workshop para os participantes do LABS, com a presença do cineasta, professor e historiador Silvio Tendler. O documentarista, que tem em seu currículo longas como “Os Anos, JK, uma Trajetória Política”, de 1980 e “O mundo mágico dos Trapalhões”, de 1981, e Jango, de 1984, conversou com os participantes sobre sua entrada no mundo do cinema e dos documentários e deu dicas para os futuros cineastas.
“Documentário é arte. É a realidade interpretada pelo autor.”, segundo Silvio Tendler.
Os participantes puderam ouvir um pouco da sua história, fazer perguntas, conhecer o seu processo criativo e saber como alguns de seus longas mais conhecidos foram feitos. A pedido de Tendler, foi exibido o documentário “Now” (1965), de Santiago Alvarez, que segundo ele, foi uma das maiores aulas de cinema que já teve.
Além do debate, os presentes tiveram a chance de ver, em primeira mão, o documentário “Dedo na ferida”, produzido pela Caliban Cinema e conteúdo, e dirigido pelo próprio Silvio Tendler. O documentário aborda o controle de governos pelo capital financeiro.  
O Labs PE 2017 é um processo de formação e realização audiovisual que o Cinema Nosso desenvolverá durante todo ano de 2017.
O Projeto faz parte do programa Territórios Culturais RJ/ Favela Criativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – Brasil.
IMG_5812tratada
IMG_5812tratada