Workshop com Silvio Tendler – O documentário brasileiro ontem e hoje

  • 0

Workshop com Silvio Tendler – O documentário brasileiro ontem e hoje

No sábado, dia 22/07, o Cinema nosso recebeu o 9° workshop para os participantes do LABS, com a presença do cineasta, professor e historiador Silvio Tendler. O documentarista, que tem em seu currículo longas como “Os Anos, JK, uma Trajetória Política”, de 1980 e “O mundo mágico dos Trapalhões”, de 1981, e Jango, de 1984, conversou com os participantes sobre sua entrada no mundo do cinema e dos documentários e deu dicas para os futuros cineastas.
“Documentário é arte. É a realidade interpretada pelo autor.”, segundo Silvio Tendler.
Os participantes puderam ouvir um pouco da sua história, fazer perguntas, conhecer o seu processo criativo e saber como alguns de seus longas mais conhecidos foram feitos. A pedido de Tendler, foi exibido o documentário “Now” (1965), de Santiago Alvarez, que segundo ele, foi uma das maiores aulas de cinema que já teve.
Além do debate, os presentes tiveram a chance de ver, em primeira mão, o documentário “Dedo na ferida”, produzido pela Caliban Cinema e conteúdo, e dirigido pelo próprio Silvio Tendler. O documentário aborda o controle de governos pelo capital financeiro.  
O Labs PE 2017 é um processo de formação e realização audiovisual que o Cinema Nosso desenvolverá durante todo ano de 2017.
O Projeto faz parte do programa Territórios Culturais RJ/ Favela Criativa da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – Brasil.
IMG_5812tratada
IMG_5812tratada

  • 0
riovintage

Estreia Curta Rio Cultura Vintage

No dia 10 de setembro, o LapaCine realiza uma sessão de estreia do curta Rio Cultura Vintage, às 16h. O documentário fala um pouco sobre a identificação e o amor pelo passado, através de jovens que gostam de uma época em que não viveram.

Rio Cultura Vintage (20´, 2016)
Sinopse: Rio Cultura Vintage é um passeio a cena vintage do Rio de Janeiro, através de estilos de vida que tem em comum o fascínio pelo passado. Você vai conhecer jovens que sentem saudades de uma época em que não viveram e que, por meio da dança, música, ciclismo e fotografia, movimentam o circuito cultural da cidade, com um toque vintage, valorizando o charme do Rio antigo.

Curta de abertura: Invisíveis (Direção coletiva, 4´41, 2016)
Premiado como Melhor Documentário no Festival 72horas Rio

Ficha técnica:
Direção e roteiro : Luciana Rocha
Direção de fotografia e edição: Bruno Martins
Som e Câmera : Maximilian Paixão
Still e Making Of: Josy Manhães
Produção: Curta Raizes
Trailer: https://vimeo.com/180792912
Fan page: https://www.facebook.com/rioculturavintage/
Quitutes com Delícias da Dona Preta
https://www.facebook.com/deliciasdonapreta/?fref=ts
*Haverá bate papo e baile de Lindy Hop após a sessão.

Serviço:
Exibição curta “Rio Cultura Vintage”
Local: LapaCine
Rua do Rezende 80, Lapa.
Data: 10 de setembro
Horário: 16h
Entrada franca