Sessão do cineclube Anima Aqui exibe “O balãozinho Azul” e “Meu universo não é um sonho”

  • 0
IMG_6369

Sessão do cineclube Anima Aqui exibe “O balãozinho Azul” e “Meu universo não é um sonho”

IMG_6334Hoje, sexta-feira(20), o Cinema Nosso promoveu mais uma vez o Cineclube Anima Aqui para as crianças da Escola Municipal Tiradentes. Dessas vez, os convidados foram os alunos do 3° ano do ensino fundamental. Foram exibidos os filmes “O balãozinho azul”, de Fáuston da Silva, que conta a história mágica de uma menina que faz amizade com um balão; e “Meu universo não é um sonho”, um documentário realizado pelos alunos do Curso Vídeo do 2º Semestre da Praça do Conhecimento, de Nova Brasília. Ao fim da exibição, as crianças tiraram dúvidas e fizeram perguntas sobre a criação dos filmes.IMG_6498

A sessão do Cineclube Anima Aqui, através da exibição de curtas, tem como objetivo promover o debate de diversos temas sociais entre os jovens estudantes de escolas públicas do Centro do Rio de Janeiro.


  • 0

Cineclube NYC X RIO – 1° semestre de 2017

19657161_1770198773004543_8105869418522434270_nÉ uma parceria entre Cinema Nosso e a New School University de Nova York. Recebemos, durante os meses de junho e julho, os alunos de pós-graduação com seu professor Peter Lucas. Auxiliamos suas produções de documentários socioculturais concedendo tradutores, computadores e proporcionando a eles semanalmente sessões de Documentários Brasileiros Legendados seguidas de bate-papo com atores, produtores e diretores. Nosso Cineclube contou com os seguintes documentários e seus respectivos convidados: Cidade de Deus – 10 Anos Depois(Diretor Cavi Borges e Ator Leandro Firmino), WEB DOCS: Meu Rio Vale Um Web Doc e Ilha Grande (Produtores Felipe Varanda e André da Paz), Marcelo Yuka: O Caminho das Setas (Diretora Daniela Broitman),  Nosso Cinema Nosso (Elenco do Filme), As Regras “The Rules” (Produtor Peter Lucas), Geraldinos (Diretor Renato Martins)  finalizamos com uma Noite de Fotografia com Dario de Dominics, Felipe Varanda,  Marco Terranova, Vincent Rosenblatt e Walter Mesquita. Além da realização dos cineclubes, o Cinema Nosso também prestou auxílio na produção dos documentários produzidos pelos alunos, um sobre a praça Campo de Santana e outro sobre o Grupo Teatro do Oprimido.


  • 0

Workshop com Silvio Tendler – O documentário brasileiro ontem e hoje

No sábado, dia 22/07, o Cinema nosso recebeu o 9° workshop para os participantes do LABS, com a presença do cineasta, professor e historiador Silvio Tendler. O documentarista, que tem em seu currículo longas como “Os Anos, JK, uma Trajetória Política”, de 1980 e “O mundo mágico dos Trapalhões”, de 1981, e Jango, de 1984, conversou com os participantes sobre sua entrada no mundo do cinema e dos documentários e deu dicas para os futuros cineastas.
“Documentário é arte. É a realidade interpretada pelo autor.”, segundo Silvio Tendler.
Os participantes puderam ouvir um pouco da sua história, fazer perguntas, conhecer o seu processo criativo e saber como alguns de seus longas mais conhecidos foram feitos. A pedido de Tendler, foi exibido o documentário “Now” (1965), de Santiago Alvarez, que segundo ele, foi uma das maiores aulas de cinema que já teve.
Além do debate, os presentes tiveram a chance de ver, em primeira mão, o documentário “Dedo na ferida”, produzido pela Caliban Cinema e conteúdo, e dirigido pelo próprio Silvio Tendler. O documentário aborda o controle de governos pelo capital financeiro.  
O Labs PE 2017 é um processo de formação e realização audiovisual que o Cinema Nosso desenvolverá durante todo ano de 2017.
O Projeto faz parte do programa Territórios Culturais RJ/ Favela Criativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – Brasil.
IMG_5812tratada
IMG_5812tratada

  • 0
riovintage

Estreia Curta Rio Cultura Vintage

No dia 10 de setembro, o LapaCine realiza uma sessão de estreia do curta Rio Cultura Vintage, às 16h. O documentário fala um pouco sobre a identificação e o amor pelo passado, através de jovens que gostam de uma época em que não viveram.

Rio Cultura Vintage (20´, 2016)
Sinopse: Rio Cultura Vintage é um passeio a cena vintage do Rio de Janeiro, através de estilos de vida que tem em comum o fascínio pelo passado. Você vai conhecer jovens que sentem saudades de uma época em que não viveram e que, por meio da dança, música, ciclismo e fotografia, movimentam o circuito cultural da cidade, com um toque vintage, valorizando o charme do Rio antigo.

Curta de abertura: Invisíveis (Direção coletiva, 4´41, 2016)
Premiado como Melhor Documentário no Festival 72horas Rio

Ficha técnica:
Direção e roteiro : Luciana Rocha
Direção de fotografia e edição: Bruno Martins
Som e Câmera : Maximilian Paixão
Still e Making Of: Josy Manhães
Produção: Curta Raizes
Trailer: https://vimeo.com/180792912
Fan page: https://www.facebook.com/rioculturavintage/
Quitutes com Delícias da Dona Preta
https://www.facebook.com/deliciasdonapreta/?fref=ts
*Haverá bate papo e baile de Lindy Hop após a sessão.

Serviço:
Exibição curta “Rio Cultura Vintage”
Local: LapaCine
Rua do Rezende 80, Lapa.
Data: 10 de setembro
Horário: 16h
Entrada franca