Workshop com Silvio Tendler – O documentário brasileiro ontem e hoje

  • 0

Workshop com Silvio Tendler – O documentário brasileiro ontem e hoje

No sábado, dia 22/07, o Cinema nosso recebeu o 9° workshop para os participantes do LABS, com a presença do cineasta, professor e historiador Silvio Tendler. O documentarista, que tem em seu currículo longas como “Os Anos, JK, uma Trajetória Política”, de 1980 e “O mundo mágico dos Trapalhões”, de 1981, e Jango, de 1984, conversou com os participantes sobre sua entrada no mundo do cinema e dos documentários e deu dicas para os futuros cineastas.
“Documentário é arte. É a realidade interpretada pelo autor.”, segundo Silvio Tendler.
Os participantes puderam ouvir um pouco da sua história, fazer perguntas, conhecer o seu processo criativo e saber como alguns de seus longas mais conhecidos foram feitos. A pedido de Tendler, foi exibido o documentário “Now” (1965), de Santiago Alvarez, que segundo ele, foi uma das maiores aulas de cinema que já teve.
Além do debate, os presentes tiveram a chance de ver, em primeira mão, o documentário “Dedo na ferida”, produzido pela Caliban Cinema e conteúdo, e dirigido pelo próprio Silvio Tendler. O documentário aborda o controle de governos pelo capital financeiro.  
O Labs PE 2017 é um processo de formação e realização audiovisual que o Cinema Nosso desenvolverá durante todo ano de 2017.
O Projeto faz parte do programa Territórios Culturais RJ/ Favela Criativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – Brasil.
IMG_5812tratada
IMG_5812tratada

  • 0
Ultimo dia Animaaqui

2ª Recreação Audiovisual – Anima Aqui

O curso de audiovisual para crianças e adolescentes do projeto Anima Aqui está a todo o vapor e, nesse mês de julho realizamos duas ações nas Escolas Municipais Tiradentes e Orlando Villas Boas no centro do Rio. Levamos duas recreações audiovisuais para aproximadamente 60 crianças das escolas. Em duas semanas, elas tiveram contato com o conhecimento básico para produção de vídeos e puderam colocar em prática suas ideias de filmes. Com muita história de terror e ação, elas produziram curtas que estão em processo de edição e, em breve, você assiste em nosso canal no Youtube.

O projeto Anima Aqui é possível através do financiamento da Abc Trust.


  • 0
post

ANIMA AQUI 2016 – INSCRIÇÕES ABERTAS

Se você tem entre 10 e 14 anos e quer aprender a fazer filmes? Esse é o momento.

Inscreva-se no Anima Aqui! Um projeto do Cinema Nosso que oferece cursos de audiovisual, possibilitando crianças e adolescentes aprender a produzir filmes, estimulando a criatividade e imaginação.

O projeto está em seu terceiro ano de trabalho e sua proposta neste ano, é de atender a crianças e adolescentes com idade entre 10 a 14 anos, moradoras do Centro e bairros do entorno, e tem como objetivo proporcionar a esse público um conhecimento técnico da linguagem audiovisual colaborando, assim, com o estímulo do senso crítico e da ampliação do universo cultural. Contamos para a realização das atividades com o patrocínio\doação da Action for Brazil’s Children (ABC Trust) desde a primeira edição do projeto.

Caso deseje participar ou inscrever seu filho(a), confira nosso cronograma de inscrições.

Matrícula: 23 a 25, 30 e 31 de maio

Horário de matrícula: das 11h às 17h.

Local: Cinema Nosso (2°andar)
​Aula Inaugural: 31 de maio às 18h
Confira algumas fotos de alunos que já participaram, colocaram a mão na massa e produziram seus filmes.