Cursos Regulares

Descrição

O curso de narrativas e linguagem audiovisual se propõe através de uma visão eclética, formar novos profissionais com conhecimentos práticos e teóricos dos elementos e estruturas de uma obra narrativa para documentários, ficção e games, além de contribuir para a criação de um método de trabalho que enfatize o desenvolvimento natural de um processo criativo. Ao final do curso tem a atribuição de certificado a todos os alunos que tiverem até 75% de presença.

Objetivo Geral: Formar novos profissionais do audiovisual com conhecimentos práticos e teóricos dos elementos e estruturas de uma obra narrativa para documentário, ficção e games.

*NÃO HÁ PROCESSO SELETIVO ABERTO NO MOMENTO

Cinema Ficção

Cinema Ficção:

Carga horária total: 60 horas

Conteúdo abordado:

  • Definições e estudos sobre o gênero narrativo –
  • Elaboração de projeto
  • Laboratório de análise fílmica
  • Direção
  • Fotografia e Câmera
  • Captação e Desenho de Som
  • Montagem e edição

Além das aulas realizadas em sala, os alunos participarão de atividades práticas de filmagem, edição e cineclube, voltadas para a produção do curta-metragem de ficção, fazendo parte do conteúdo e carga horária do curso.

Cinema Documentário

Cinema Documentário:

Carga horária total: 60 horas

Conteúdo abordado:

  • Definições e estudos sobre o gênero narrativo
  • Pesquisa
  • Entrevista
  • Laboratório de análise fílmica
  • Fotografia e Câmera
  • Captação e Desenho de Som
  • Montagem e edição

Além das aulas realizadas em sala, os alunos participarão de atividades práticas de filmagem, edição e cineclube, voltadas para a produção do curta-metragem de ficção, fazendo parte do conteúdo e carga horária do curso.

Produção de Games

Produção de games

Carga horária total: 60 horas

 Conteúdo abordado:

 Definições e estudos sobre o gênero narrativo

  • Projeto de jogo
  • Game design
  • Produção – Design gráfico e modelagem

Além das aulas realizadas em sala, os alunos participarão de atividades práticas de produção, testes e jogos, voltadas para a produção do game, fazendo parte do conteúdo e carga horária do curso.

Educadores

BIA MARQUES

BiaMarquesFormada em JORNALISMO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Bia Marques trabalhou 10 anos no fotojornalismo (O Globo, O Dia, Jornal do Commércio, Gazeta de Notícias). Em 2002, migrou para o cinema indo estudar CINEMA E AUDIOVISUAL na Universidade Federal Fluminense.

Monitora da cadeira de FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO (professores Andrea Capella e André Carvalheira) entre 2005 e 2008, elaborou a ementa e produziu a OFICINA PRÁTICA DE ELÉTRICA DE CINEMA, ministrada pelo eletricista Edinho Alves.

Foi premiada como Melhor Cinematografia de Filme Estudantil, pelo Prêmio ABC 2009 e pela Kodak Filmschool Competition – Etapa Brasil, em 2009, em primeiro lugar.

 

FELIPE CATALDO

Felipe Cataldo é diretor, roteirista, produtor e professor de Cinema. Dirigiu curtas-metragens exibidos e premiados em festivais no Brasil e no exterior: Cambridge Super-8 International Film Festival (Reino Unido), Festival dês Cinémas Différents de Paris, Jaipur International Film Festival (Índia), Festival Itinerante de Curtas Latinos (México), Festival Cine Música de Conservatória-RJ, Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (prêmio ASCINE) e FLÔ – Festival do Livre Olhar de Porto Alegre (prêmio “Pesquisa”). Graduado em Comunicação Social (habilitação Jornalismo), dirigiu também documentários, vídeos institucionais e vídeo-clips. É professor da disciplina “Ficção” no Cinema Nosso. Atuou também como professor no Projeto Brasil 3.0 (Petrobrás), parceria do Cinema Nosso com entidades agroecológicas da Paraíba (Patac) e Mato Grosso (Poço de Carbono Juruena). Também nos projetos: “Cinema para todos” (Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Educação), “Gente Arteira” (Caixa Cultural), “Cinema da Gente” (UPP Social e Inffinito Produções), “Projeto Autonomia” (Fundação Roberto Marinho) e “Praça do Conhecimento de Nova Brasília – Complexo do Alemão” (CECIP e Prefeitura do Rio de Janeiro – Secretaria de Ciência e Tecnologia). Autor do livro “22”, com fotografias e poemas, publicado pela Editora Verve. Ator profissional, com participação em dois episódios do seriado “Cilada” de Bruno Mazzeo (Multishow) e do programa “Atitude.com” (TV Brasil). No teatro atou nos espetáculos “Mundo Cão” de Ronaldo Serruya, “E eu que não suporto o peso de minha própria alma” de Isabel Cavalcanti, “As mãos são as mais culpadas no amor” de Renato Carrera, “O Grito” de Cristiana Moura e “Hargos” de José Maria Rodrigues. No cinema atuou no longa-metragem “Finding a horseshoe on the beaches of Rio” de Lionel Combecau (co-produção França, Brasil e EUA) e em diversos curtas-metragens, como “Salomé” de Igor Cabral (baseado na obra de Oscar Wilde) e “Para limpar lágrimas, Paulo Leminski” de Cristiana Miranda (locução e assistência de direção – filme realizado com recursos do Edital SAV/MinC – seleção oficial para o Melbourne International Film Festival e o Festival de Tiradentes-MG, entre outros). Depoimentos para os documentários “Super-8 mon amour” de Rémy Batteault (produção francesa) e “Transcendendo Lynch” de Marcos Andrade e Julia Martins; e para os programas de televisão “Revista do Cinema Brasileiro”, “Re-corte Cultural”, “Atitude.com”, “Estúdio Móvel” (TV Brasil) e “Cinejornal” (Canal Brasil).

SELECIONADOS

Confira a lista dos selecionados e informações de matrícula através do arquivo SELECIONADOS_CURSO_REGULAR_CINEMA_NOSSO

PARABÉNS!!!