fbpx

Quem Somos

O Cinema Nosso é um centro de inovação e tecnologia que, ao longo de sua trajetória, trabalha para proporcionar experiências de inclusão para jovens periféricos e de outros centros.

Somos reconhecidos como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, tendo mais de 10 mil jovens impactados por nossas formações.

Atuamos por meio de projetos para infância e juventude, com metodologia certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 e premiada pelo Itaú social 2017; recebeu o prêmio Economia Criativa, Ministério da Cultura 2012 e o prêmio Rio Sociocultural, 2010. É aliada ao movimento STEAM (em inglês Science, Technology, Engineering , Arts and Mathematics) e  trabalhamos  com metas claras estabelecidas pela agenda 2030,  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A produção de narrativas, bem como o cuidado e no acompanhamento dos participantes, respeitando sua trajetória e vivência está no DNA da instituição.  

Conselho
Conselho Consultivo

Lili ali

Rosalia Duarte

Ana Beraba

Carol Condé

José Maria Rodrigues

Diretoria

Mércia Britto – CEO CINEMA NOSSO

Era repórter de uma TV comunitária na favela da Rocinha, na Zona Zul do Rio de Janeiro. Depois de passar por diversas instituições de comunicação comunitária, ela e outras jovens produtoras de filmes independentes passaram a articular ideias para novos projetos. O coletivo desembocou no Grupo Estação de Cinema, uma rede de filmes alternativos no Rio. Ali, Mércia conheceu Fernando Meirelles e Kátia Lund, diretores do filme Cidade de Deus, premiada produção que reuniu no elenco mais de 210 atores e 2.600 figurantes, escolhidos nas comunidades cariocas. Às vésperas do lançamento do filme, em 2002, sete jovens decidiram fundar a ONG Nós do Cinema, com uma proposta de grupo de trabalho com os bastidores cinematográficos e oficinas de formação – em 2007, rebatizada para Cinema Nosso. “Sempre tivemos essa proposta da prática primeiro e depois teorizar sobre isso, e logo elaboramos o projeto político pedagógico, tendo como guia Paulo Freire. A veia educacional sempre esteve muito forte”, lembra Mércia. A missão da instituição sociocultural é ampliar o universo cultural de crianças e jovens através de projetos de inovação em audiovisual e games. Para viabilizar financeiramente esses projetos, eles fundaram uma produtora, empresa especializada na produção de filmes socioambientais. Era repórter de uma TV comunitária na favela da Rocinha, na Zona Zul do Rio de Janeiro. Depois de passar por diversas instituições de comunicação comunitária, ela e outras jovens produtoras de filmes independentes passaram a articular ideias para novos projetos. O coletivo desembocou no Grupo Estação de Cinema, uma rede de filmes alternativos no Rio. Ali, Mércia conheceu Fernando Meirelles e Kátia Lund, diretores do filme Cidade de Deus, premiada produção que reuniu no elenco mais de 210 atores e 2.600 figurantes, escolhidos nas comunidades cariocas. Às vésperas do lançamento do filme, em 2002, sete jovens decidiram fundar a ONG Nós do Cinema, com uma proposta de grupo de trabalho com os bastidores cinematográficos e oficinas de formação – em 2007, rebatizada para Cinema Nosso. “Sempre tivemos essa proposta da prática primeiro e depois teorizar sobre isso, e logo elaboramos o projeto político pedagógico, tendo como guia Paulo Freire. A veia educacional sempre esteve muito forte”, lembra Mércia. A missão da instituição sociocultural é ampliar o universo cultural de crianças e jovens através de projetos de inovação em audiovisual e games. Para viabilizar financeiramente esses projetos, eles fundaram uma produtora, empresa especializada na produção de filmes socioambientais.
Desde 2007 instalada num casarão no Centro do Rio, com uma sala de cinema e uma escola, a empresa se consolidou no tripé produção, formação e exibição. Ao longo da década de 2010, firmaram diversas parcerias, financiamentos e incubações, inclusive com universidades. “Geramos impacto pelas contribuições para as políticas públicas na área de audiovisual. Temos ações contínuas em escolas públicas, como sessões periódicas, cursos de formação e ações para estudantes, educadores e familiares. Provocamos o mercado cinematográfico no Rio, que é pequenininho, com uma pluralidade de jovens preparados para entrar nesse mercado. Formamos jovens com mais experiências e acessos culturais, com empoderamento na construção de narrativas”, diz a produtora cultural.
Mércia Britto hoje é Doutoranda em Governação, Conhecimento e Inovação na FEUC. Mestre em Intervenção social, Inovação e Empreendedorismo na Universidade de Coimbra, Portugal. Possui Formação Executiva em Cinema e Televisão – FGV Management, Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Sócio-fundadora e diretora executiva do Cinema Nosso, organização social com 20 anos de trabalho em inovação audiovisual. É diretora do festival Super Hacka Kids e do Rio Indie Games. Faz parte da equipe de consultores em Economia Criativa do Sebrae/RJ. Atua com movimentos sociais e audiovisual desde 1997, é membro da plataforma internacional de gestores culturais, Proyecta Cultura desde 2004 e faz parte do conselho de diversidade da ABRAGAMES.
Assinou a criação e realização de mais de 50 projetos culturais e de impacto social em audiovisual, games e realidade virtual. Mãe da Sara, filha do Sr. Pedro e Dona Mabel a maior fotografa do cotidiano e neta do contador de história Sr. Joca de 101 anos de idade. Dedica com seriedade e afinco na viabilização de projetos com juventude, acreditando que arte, tecnologia e o audiovisual são poderosas ferramentas para promover transformação social e mudar o Mundo

Equipe

Equipe

 

Mercia Britto – CEO e Fundadora do CInema Nosso

Natália Capano – Gestora Institucional e Mestre em Direitos Humanos

Alex Barreto – Gestão Financeira

Rafaela Baia – coordenação administrativo financeiro

Saulo Silos – Coordenador de captação de Recursos e Relacionamento 

Amanda Vianna – Analista de captação de recursos

Jonn Nascimento – Coordenador de Comunicação

Beatriz Nóbrega – Analista de comunicação

João Tavares – Analista de produção Audiovisual

Marco Bittencourt – Assistente de games e novas tecnologias

Sarah Nery – Supervisora Pedagógica e Educacional Doutora em Educação

Thalyta Helena – Coordenadora de projetos de infância

Paula Germano – Assistente de formação audiovisual

Gabriela Gonçalves – Coordenadora de projetos de juventudes

Júlia Toranzo – Analista de projetos de Comunicação e Cultura Digital

Lais Muniz – Assistente de formação audiovisual

Isabel Rodrigues – Analista de formação audiovisual

Lenise Cardoso – Bolsista da equipe de formação

Letícia Santos – Bolsista da equipe de formação

Pedro Henrique – Bolsista da equipe de comunicação

Thais Xavier – Produtora da Game Jam Delas

Marcella Pizzolato – Analista de comunicação Game Jam Delas

Juliana Aguila– Analista de projeto de vida e empregabilidade

Parceiros

Parceiros Institucionais

Secretaria Municipal de Educação

1a CRE

Escola Municipal Tiradentes

Escola Municipal Orlando Villas Boas

Creche Aldeia dos Curumins

Instituto Ekloos

Articulação em Rede
    1. Educação
      1. Reca – Rede de educação de adolescentes 
      2. CRIO – Rede de desenvolvimento social de crianças do Rio de Janeiro
      3. CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
    2. Desenvolvimento Social
      1. AICA – Rede internacional de preservação da Amazônia
    3. Cultural e Artes
      1. Rede Cine Comunitário_América Latina e caribe 
      2. ABRAGAMES – Membro do conselho Associação de desenvolvedores de games do Brasil. 
      3. Rede de pontos de cultura – Rede de organizações culturais do Rio de Janeiro
      4. Mujeres de la cultura – Rede internacional feminista de cultura
      5. Rede Kino_Rede Latino Americana de Cinema e Educação