Nossa História

2000

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural criada informalmente no ano de 2000 – então sob o nome Nós do Cinema –, a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Nesse momento, jovens lideranças que participaram das oficinas oferecidas pelos diretores decidiram promover o acesso de jovens das classes populares às ferramentas da produção audiovisual, por meio de aulas práticas e teóricas. O objetivo era produzir filmes com temas e estética próprias das classes populares e inserir os alunos no nicho de mercado do cinema.

2002

As atividades da Escola Popular de Cinema tiveram início em 2002. Em 2005, a organização passou a priorizar o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, especialmente estudantes da rede pública e/ou de classes populares, com oficinas e atividades de estímulo à reflexão e ao respeito à diversidade, à pluralidade e à cultura popular.

2007

Em 2007, o Cinema Nosso inaugurou um novo espaço na Lapa, Centro do Rio de Janeiro, com laboratórios de animação, de edição e finalização de som e uma sala de cinema com capacidade para 59 pessoas. Em 2009, cria a Produtora-escola que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e desenvolver habilidades profissionais no jovem, ao possibilitar sua vivência no ambiente de trabalho do mercado audiovisual.Atualmente, o Cinema Nosso é uma organização que acumula mais de dez anos de experiência em educação audiovisual; 3.500 educandos da capital e do Grande Rio; 98 cursos realizados; 157 oficinas; mais de 159 curtas-metragens produzidos; 2 longa metragens; centenas de exibições públicas em nossa Sala de Cinema e participações em festivais nacionais e internacionais (Inglaterra, Espanha, Venezuela, Bolívia, Argentina, Chile, Senegal, Portugal, Itália, França, USA, Alemanha, Peru e Brasil) e obras em acervos importantes de São Paulo ao Senegal, passando por Lisboa, Chile e Estados Unidos.

2012

Em comemoração aos 10 anos de atividades, em 2012 o Cinema Nosso realiza o I Seminário Internacional Formação, Público e Mercado Audiovisual, evento que tinha o objetivo de promover o debate acerca da formação para a área audiovisual, trazendo convidados experientes e jovens realizadores.

2014

Retomando o trabalho com crianças e jovens de classes populares, em 2014 o Cinema Nosso inicia um projeto na Cidade de Deus, o AnimaAqui oferecendo oficinas de animação, recreação audiovisual, cineclubes, contribuindo para o acesso a linguagem audiovisual e desenvolvendo habilidades inerentes a essa faixa etária como: imaginação e criatividade. O Cinema Nosso investe em uma ação educativa que propõe a reflexão do produto cinematográfico que a nós foi apresentado com estereótipos e valores simbólicos equivocados, especialmente em relação aos adolescentes e jovens de classes populares. O que propomos é a construção de um “Cinema Nosso” que reflita e respeite a diversidade, a pluralidade e a verdadeira cultura popular. Pretendemos ser um centro popular de referência em educação audiovisual para adolescentes e jovens alunos de escolas públicas e/ou oriundos das classes populares.

MISSÃO INSTITUCIONAL

“Ampliar o universo cultural e contribuir para o desenvolvimento do senso crítico de crianças, adolescentes e jovens oriundos das classes populares por meio da linguagem audiovisual.”

PRÊMIOS E DESTAQUES
 

Projeto Produtora Escola
Gestão de Carreiras em Audiovisual foi o projeto mais votado na categoria Formação para Competências Criativas do Prêmio Economia Criativa– Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras realizado pelo Ministério da Cultura 2012.

Prêmio Rio Sócio Cultural
Finalista no Projeto Escola Audiovisual Cinema Nosso 2010.

Prêmio de Melhor Animação
Na Categoria Médio Fundamental para o curta metragem “Pac Bros”, nos júri profissional e popular, na X Edição do Festival Anim!Arte 2011.

11th China Internacional Children’s
Seleção dos filmes “Até Quando?” para exibição no 11th China Internacional Children’s Film Festival, “O Rato que Vê TV”, “Pac Bros” e “Um Dia na Vida”, todos os três, para o 10º Festival Brasileiro Estudantil de Animação e Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

IX Festival Brasileiro Estudantil de Animação
Prêmio de melhor animação para o filme “Família Vegan”, sendo primeiro lugar (Júri Profissional) categoria competitiva Estudantes do Ensino Médio/ Fundamental. Terceiro lugar (Júri Popular) categoria competitiva Estudantes do Ensino Médio/ Fundamental.

Palestras de Luis Carlos Nascimento
Fundador do Cinema Nosso, em universidades nacionais e internacionais, como por exemplo: New York University, Brown University, Columbia University (EUA); Universidade de Coimbra, Faculdade de Comunicação de Lisboa, Faculdade de Cinema de Lisboa, Universidad Catolica de Viña Del Mar (Chile); Sorbonne, La Femi’s (França); no Brasil: USP (FEA, ECA e Direito), UFRJ (Educação, Coope, Administração e Letras), PUC-RJ (Gênesis, Comunicação, Educação e IAG), PUC-PR (Medicina, Comunicação e Direito).

Tese de doutorado de Laura Scheiber
(Columbia University, EUA) a respeito de lideranças empreendedoras a frente de OS no Brasil, tendo como um dos focos de pesquisa o trabalho de Luis Carlos Nascimento (Cinema Nosso).

Monografia
Curso de especialização em Sociologia Urbana (UERJ), de Bruna Rafaela Veiga retratando o cineclubismo carioca da retomada – 2002 a 2009, com a inserção do Cinema Nosso a partir do mapeamento e análise da atividade cineclubista na cidade do Rio de Janeiro.

Tese de doutorado de Moira Toledo (USP)
Versa sobre iniciativas que utilizam o audiovisual como ferramenta, tendo o Cinema Nosso como um dos seus objetos de pesquisa.

Cinema Nosso is a social and cultural institution that was founded in the year 2000 from the casting process of the award-winning film “City of God” (Cidade de Deus). Nowadays, with more than 10 years of fight for the audiovisual democratization, we are one of the biggest popular film schools in Latin America. More than 3500 young people have attended to our regular courses. We’ve offered more than 157 workshops, and over 159 short films have been produced, as well as hundreds of public exhibitions and our participation in national and international festivals.

We are located in a stately 19th century big house, in the heart of Lapa, historic and cultural centre of Rio de Janeiro. We prioritize the reflection and respect about diversity, plurality and popular culture, through, mainly, courses, workshops and film sessions.


Leave a Reply