Super Hacka Kids lota e proporciona um sábado inteiro de atividades

  • 0
900x500-Site

Super Hacka Kids lota e proporciona um sábado inteiro de atividades

Category : Sem categoria

No dia 03 de agosto, o Cinema Nosso abriu suas portas, novamente, para o Super Hacka Kids, com o tema Fundo do mar. O evento é direcionado às crianças, jovens e, também, aos pais e responsáveis. Essa é uma aventura que motiva responsáveis e educadores a ampliar o universo cibercultural envolvendo temas relacionados à infância, games e internet.

Na ocasião, tivemos palestras, oficinas e experimentação de jogos independentes brasileiros, de tabuleiro e digitais. O Super Hacka Kids foi um evento com um valor inestimável para toda a comunidade dos jogos, seja ela produtora ou consumidora. A formação de novo público jogador por meio da experimentação e a desmistificação do jogo como sendo algo ruim,e jogos podem sim, fazer parte da educação das nossas crianças”, afirma Anna Gianelli, analista de Projetos de Tecnologia do Cinema Nosso.

Depois do último Super Hacka, algumas crianças e jovens foram selecionados para participar do Curso Hacka Kids. As aulas aconteceram durante os meses de junho e julho e, durante o evento, foram apresentados três jogos criados pelos alunos.

O curso, que contou com a presença de 12 crianças, de 10 a 14 anos, tem como objetivo aplicar um método de educação integrada onde, a partir da criação dos games, elas entendam que os jogos não saíram do zero e são inspirados / baseados em fatos reais. Os jogos foram desenvolvidos e baseados no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU sobre Vida na Água.

“O curso quebrou o tabu dos jogos terem só o lado negativo. Ele trouxe conhecimento de tecnologia e também interpessoal. Meu filho sempre foi uma criança tímida e insegura, e com o passar do curso, eu percebi que ele começou a ter uma autonomia e confiança maior. Ele teve uma evolução em dois meses, que não teve em um ano. Saio muito orgulhosa”, se emociona Carla Queiroz, mãe do aluno Júlio César.

“Gosto de trabalhar com a ideia da resolução de problema, de uma forma lúdica. Todos os três jogos mostram as consequências da poluição do fundo do mar, e eles apresentaram essa ideia para conscientizar o público de que isso pode ser remediado através do game”, conta Érica Calil, professora do curso que é historiadora pela UFF e mestranda em informática e game design pela UFRJ.

A galerinha compareceu em massa e cerca de 200 pessoas circularam, jogaram, aprenderam e, é claro, se divertiram muito no evento.

O Super Hacka Kids é uma atividade do Projeto Cinema Nosso – Arte, Educação e Tecnologia com patrocínio da Petrobras #petrobras#petrobrassocioambiental #arte #educação #tecnologia #patrociniopetrobras #mundoinfantil  #cinema #educação #educaçãoinfantil

 

 


Leave a Reply