Workshop LABs Produtora Escola 2017, “Conversas de roteiro : Meu roteiro está pronto para filmar?”

  • 0

Workshop LABs Produtora Escola 2017, “Conversas de roteiro : Meu roteiro está pronto para filmar?”

Category : Sem categoria

Aconteceu no sábado, 24 de Junho, no Cinema Nosso, o workshop LABs Produtora Escola 2017, “Conversas de roteiro : Meu roteiro está pronto para filmar?”, ministrado por Lucas Paraizo, roteirista de cinema e TV. Formado em jornalismo pela PUC-Rio e em roteiro pela EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión, San Antonio de los Baños, Cuba). Pós-graduado em roteiro pela ESCAC (Escola Superior de Cinema i Audiovisuals da Catalunya) e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Autônoma de Barcelona. Na Rede Globo, Lucas escreveu as séries “A Teia”, “O Caçador”, “O Rebu” e “Justiça”. É autor do livro “Palavra de Roteirista”. O longa “Gabriel e a Montanha”, com roteiro de Paraizo, recebeu os prêmios de Revelação e da Fundação Gan na Semana da Crítica, na edição de 2017 do Festival de Cannes.
No encontro, Lucas Paraizo compartilhou com o público, dicas sobre criação de roteiro, a necessidade de se sentir presente no projeto, seja como roteirista, ou colaborador. O diferencial de um bom roteirista, é o olhar, ninguém quer um roteirista que não tem visão de mundo, pois o que faz a sua história ser diferente é a sua premissa particular. Respeito, admiração e confiança são elementos essenciais no projeto e equipe.
Mariana de Melo, da equipe do curta ‘Primavera Trans”, conta como foi participar do encontro:
“Eu gostei muito, foi a melhor palestra de roteiro que já participei, muito rica em conteúdo, ele passou muitas dicas sobre produção de roteiro, tanto técnica, quanto na conduta profissional. O exercício de comparação de roteiro, com o trabalho executado foi uma grande oportunidade.”
João Ademir, Diretor e Roteirista, do curta “Pobre Yurinho”, também deu seu depoimento:
“Ótima palestra. O Lucas Paraizo é um referência da nova geração de roteiristas. Foi uma excelente oportunidade de troca de experiências, conteúdo, dicas de postura profissional, parcerias e entendimento do audiovisual de forma colaborativa.”
No sábado, 8 de Julho, acontece mais uma edição do Labs PE, que ainda tem alguns workshops a serem realizados e, daqui a pouco as equipes iniciam suas gravações. O Laboratório Produtora Escola 2017 é um processo de formação e realização audiovisual que o Cinema Nosso desenvolverá durante todo ano de 2017.
Por Izabella Azevedo
Colaboradora Jornalismo Cinema Nosso

Leave a Reply